top of page

Rinoplastia: dicas, cuidados e informações sobre a cirurgia de nariz

  • Foto do escritor: Dr. Leandro Tomita
    Dr. Leandro Tomita
  • 11 de fev. de 2020
  • 4 min de leitura

Uma das cirurgia mais frequentes em todo o mundo a rinoplastia, conhecida como cirurgia do nariz, é usada para melhorar a aparência e a proporção do nariz. Ela ajuda a realçar a harmonia da face e melhora a autoestima dos pacientes. A cirurgia também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais no nariz.


A rinoplastia é a mais exigente e desafiadora das cirurgias plásticas da face. Ela exige um apurado senso de harmonia, aliado a um grande conhecimento de anatomia e de técnicas cirúrgicas – fundamental para preservar a boa respiração.


De acordo com o Dr Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis, a decisão de se submeter à cirurgia é pessoal. É você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.


Em quais situações a rinoplastia pode ser aplicada?

O perfil do nariz;A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada;O tamanho do nariz, em relação ao restante da face;A largura do dorso nasal;Narinas grandes, largas ou arrebitadas;Assimetria nasal e desvio.


Além dos fatores acima, a idade pode fazer com que o nariz sofra com a ação do tempo. A gravidade pode puxar o tecido do nariz para baixo e fazer com que a ponta fique para baixo e a deixe um pouco mais arredondada. Além disso, diversos estudos apontam que a cirurgia plástica de nariz pode melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas.


Problemas respiratórios também podem ser solucionados com a rinoplastia, como em pessoas que roncam, que têm problemas para respirar ou que têm desvio de septo ou outra deformidade nasal. A sinusite também pode ser causada por um desvio de septo ou outra condição que exija uma intervenção cirúrgica. Nestes casos a cirurgia plástica pode ser necessária para melhorar a respiração e a qualidade de vida do paciente.


Comumente quebrados durante a prática de esportes ou acidentes e quedas, os narizes quebrados podem ser consertados por meio da rinoplastia.


Como é a cirurgia de nariz?

Etapa 1 – Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.


Etapa 2 – Incisão

A cirurgia do nariz é realizada ou por procedimento fechado, em que as incisões são escondidos no interior do nariz, ou por procedimento aberto. É feita uma incisão através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através destas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz.


Etapa 3 – Remodelação da estrutura do nariz

A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas de seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo, a partição no meio do nariz, são usadas para este propósito. Algumas vezes, parte de cartilagem da orelha e em algumas vezes, parte da cartilagem da costela pode ser usada.


Etapa 4 – Correção de desvio de septo

A correção de desvio do septo e a reestruturação nasal podem melhorar a respiração.


Etapa 5 – Fechando as incisões

Uma vez que a estrutura subjacente do nariz é esculpida na forma desejada, a pele e o tecido nasal são acomodados e as incisões fechadas. Incisões adicionais podem ser feitas nos sulcos naturais das narinas para alterar o seu tamanho.


Etapa 6 – Resultados

Uma imobilização com curativo e o tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que a cirurgia começa a cicatrizar. O tampão geralmente é retirado no primeiro dia pós-operatório e o curativo externo com uma semana. Enquanto o inchaço inicial diminui dentro de algumas semanas, pode levar até um ano para o novo contorno nasal ser redefinido completamente. Durante este período, você perceberá mudanças graduais na aparência de seu nariz. O inchaço pode aparecer e desaparecer e ser um pouco pior pela manhã, durante o primeiro ano, após a cirurgia. A rinoplastia para remodelar a via aérea obstruída requer avaliação cuidadosa da estrutura nasal que se refere ao fluxo de ar e respiração. A correção de desvio do septo, uma das causas mais comuns de insuficiência respiratória, é conseguida através do ajuste da estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.


Alguns dados gerais sobre a rinoplastia

Idade recomendada: a partir dos 15 anos

Anestesia: local na maioria dos casos

Duração da cirurgia: em média 3 horas

Permanência na clínica: curta

Cicatriz: em alguns casos é necessário um pequeno corte para acesso ao nariz e uma pequena cicatriz externa pode ser visível por um período

Pré-operatório: exames de laboratórios, tomografia computadorizada e arquivo fotográfico

Pós-operatório: sete dias com placa gessada ou de material plástico no local.

Tempo de recuperação: de 10 a 15 dias


Algumas perguntas frequentes sobre o procedimento

A rinoplastia deixa cicatrizes?

Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como consequência de incisões (cortes) feitas na columela ou nas asas nasais feitas para se harmonizar melhor o resultado ou mesmo a fisiologia nasal. Cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relação à evolução das cicatrizes e no caso específico do nariz, geralmente tornam-se imperceptíveis.


Posso escolher a forma que eu quiser para o nariz?

Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a autenticidade e a naturalidade dessa face. A qualidade da pele do nariz também poderá influenciar no prognóstico do resultado almejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face.


Como  ficará minha respiração após a cirurgia?

A rinoplastia visa melhorar as condições estéticas. Quando necessário, corrigir algumas alterações respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Poderá haver pequena dificuldade respiratória, em certos períodos do dia, no pós-operatório imediato. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Quando a correção do septo se faz necessária, a rinoplastia poderá ser feita simultaneamente.


Há risco nesta cirurgia?

Todo ato médico inclui um risco variável e a cirurgia plástica, como parte da medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.


O nariz sangra nos primeiros dias?

Existe um pequeno sangramento que pode ocorrer nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de higienizar esse sangramento.


Há dor no pós-operatório?

Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente combatida com analgésicos comuns.


Quer realizar uma rinoplastia em Florianópolis?

O Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis, pode ajudar você!

 
 
bottom of page