top of page

Mommy Makeover: tudo sobre a cirurgia pós-gravidez

  • Foto do escritor: Dr. Leandro Tomita
    Dr. Leandro Tomita
  • 11 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2023

Após a gravidez, é natural que o crescimento ou caimento das mamas e a flacidez da pele da barriga. Tudo isso pode ser melhorado com a técnica de cirurgia plástica Mommy Makeover. Já ouviu falar? Nada mais é do que uma cirurgia pós-gravidez que, em tradução literal, significa “a transformação da mamãe”. Esse método nada mais é do que a associação, em um único tempo cirúrgico, de procedimentos que visam restaurar a aparência da mulher antes da gestação.


Na gravidez e após ela as mamas crescem respondendo ao estímulo hormonal que prepara a mulher para a função do aleitamento materno, com isso há uma significativa distensão da pele e dos ligamentos que sustentam a glândula mamária. Após a amamentação, as mamas sofrem uma involução resultando em mamas menores, geralmente flácidas e sem projeção. Assim como o abdômen, que sofre alterações pela intensa distensão da parede abdominal, devido ao volume do útero. A pele e a musculatura são distendidas, levando ao aparecimento de estrias, flacidez, diástase e prejudicando o contorno corporal.


O nome – Mommy Makeover – é novo, mas os procedimentos são aqueles que o cirurgião plástico já está acostumado na sua prática diária. Dentre as cirurgias mamárias, o médico pode indicar o aumento das mamas com prótese, a mastopexia (elevação) com ou sem prótese e até mesmo a redução mamária. Para a correção do abdômen, são indicadas a abdominoplastia, a miniabdominoplastia e a lipoabdominoplastia, procedimentos que podem restaurar a aparência abdominal da mulher.


Já o problema do acúmulo de gorduras em quadris, coxas, cintura e outras partes do corpo pode ser solucionado com a lipoaspiração. Existem várias técnicas disponíveis para a realização da cirurgia, cada uma com um benefício específico e que são indicadas de acordo com as características da pele da paciente.


O que considerar antes da cirurgia

A recuperação média é de 1 a 3 semanas, por isso a cirurgia deve ser considerada quando a mulher não considerar mais gravidezes para não perder os resultados alcançados. Após a gravidez, recomenda-se a espera de pelo menos seis meses para realizar o procedimento. A cirurgia é basicamente desta forma:


Duração aproximada: 3h a 6h;

Anestesia: normalmente geral. Deverá ser avaliado individualmente com o profissional anestesista;

Internação: 24h a 48h;

Recuperação: normalmente de 10 a 21 dias para retomar as atividades normais, porém vai variar caso a caso.

O pós-operatório pode ser um pouco mais doloroso por conta do volume de cirurgias feito simultaneamente – especialmente nos primeiros dias. Mas a grande maioria das pacientes dispensa a medicação para a dor já nos primeiros três dias.

Já os resultados serão observados por etapas. Logo depois da cirurgia já é possível observar mudanças dramáticas na colocação, formato e tamanho de seios. O quadro abdominal passará por uma série de mudanças. Caso a paciente apresente um caso de diástase severa ou alongamento e flacidez dos músculos da parede abdominal, alguma mudança já poderá ser notada de forma imediata. O inchaço abdominal vai diminuir drasticamente nos primeiros três meses, até o final do ciclo de recuperação. Nos casos que envolvem também a lipoaspiração, é comum que o inchaço demore cerca de oito semanas até ceder completamente.


Quer fazer a mommy makeover em Florianópolis?

O Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis, pode ajudar você!

 
 
bottom of page